Fique atento: a água pode esconder sérios problemas

25 de março de 2024

A atual crise hídrica provocou uma corrida pela água, afinal, grande porcentagem dos estabelecimentos comerciais e residenciais dependem fundamentalmente da água para desenvolverem suas atividades.

Para detectar eventuais anormalidades na água, é preciso que seja realizado um teste de salubridade. Este teste também indicará a presença de bactérias ou outros agentes que causam a contaminação da água e a deixam inviável para o consumo humano. 

Um fato curioso, é que durante as análises da qualidade da água, surgem alguns termos que determinam o seu estado e podem soar de uma maneira confusa para as pessoas que não vivenciam o cotidiano deste segmento. Abaixo, listamos alguns termos e seus respectivos significados para te auxiliar na compreensão dos resultados dos testes de salubridade ou leituras de informações sobre problemas com poços relacionados à água:

Água bruta: água captada de uma fonte, como rios, lagos, poços ou barragens, e que é usada para diversos fins sem ter sofrido qualquer tipo de tratamento ou esterilização. É importante salientar que a água bruta pode ou não ser potável.

Água dura: água que apresenta uma determinada quantidade de cálcio e magnésio. A presença em excesso destes minerais dificulta a ação de agentes de limpeza e eles podem acumular-se no interior das tubulações e causar incrustações que dificultam a passagem da água.

Água salobra: água que contém excesso de sólidos dissolvidos e que ultrapassam os padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos competentes para uso doméstico, municipal e rural.

Deixe um comentário

Você está comentando como . Sair desta conta

Seja o primeiro a comentar!