Diferenças entre poços revestidos, não revestidos e mistos

1 de abril de 2024

As condições físicas e o volume necessário de água são fundamentais para definirem a profundidade e o local da perfuração de um poço artesiano. Além disso, as condições geológicas são fatores que indicarão como o poço deverá ser construído.

Há três tipos de poços artesianos: poços revestidos, poços não revestidos e poços mistos, sendo que a diferença entre eles se dá pela geologia local em que cada um destes poços são perfurados.

Os poços revestidos são poços perfurados em rochas sedimentares, e por conta da porosidade deste material, o projeto necessita da aplicação de um revestimento de tubos e filtros para que ele não desmorone e para que a água flua sem impurezas para dentro do poço.

Os poços não revestidos são perfurados em rochas muito duras (cristalinas), e por ser um material rígido e não poroso, o fluxo de água corre ao longo das fraturas e fendas existentes na própria rocha, dispensando o revestimento com tubos e filtros.

Já os poços mistos ou parcialmente revestidos são aqueles cujo material é intercalado entre rochas sedimentares e rochas cristalinas, sendo necessária a utilização de revestimentos tubulares e aplicações de filtros em determinados segmentos do poço.

Deixe um comentário

Você está comentando como . Sair desta conta

Seja o primeiro a comentar!